... aqueles que acreditam na forma ...

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Congresso de Pesquisa (Auto)Biográfica




Em razão dos diversos pedidos que temos recebido, o prazo para a submissão de trabalhos foi prorrogado para dia 22/02/ 2010 impreterivelmente.
Inscrições disponíveis aqui


Eixos Temáticos
I. Modos de subjetivação: a invenção de si e a construção de identidades/representações
O tema abriga estudos acerca dos processos e da lógica de construção das subjetividades, identidades e representações. Busca discutir as formas contemporâneas de invenção de si enquanto elaboração original dos sujeitos frentes às injunções sócio-históricas.

II. O espaço (auto)biográfico: a vida como obra de arte (literatura, imagens, artes)
O tema inclui reflexões e análises que explicitem as possibilidades da literatura, das artes e das imagens nos processos de invenção e expressão dos sujeitos. Nessa perspectiva, entende-se a configuração de múltiplos espaços (auto)biográficos que permitem aos sujeitos produzirem suas vidas como obras de arte.

III. Práticas de formação e pesquisas (auto)biográficas

Incluem-se, nesse caso, estudos acerca de práticas educativas em perspectivas (auto)biográficas e análises/investigações que, em ciências humanas, se valem do recurso à história dos sujeitos (biografias e autobiografias).

IV. Memória, dimensões sócio-históricas e espaços (auto)biográficos
O tema busca reunir contribuições que articulem memória e (auto)biografia e que contemplem a análise de suas dimensões sócio-históricas. Incluem-se, também, aqui os estudos acerca das modalidades de produção e resistência das memórias individuais e coletivas.

V. Gênero, geração, infância e família: perspectivas (auto)biográficas
Aqui se integram estudos que, em perspectivas (auto)biográficas, analisam dimensões de gênero, geração, infância e família ou tomam aspectos dos mesmos para investigá-los mediante o recurso à história dos sujeitos.

VI. Corpos, saúde e cuidados de si: narrativas e (auto)formação
Abrigam-se, neste eixo, análises acerca das dimensões física (corpo e saúde) da vida dos sujeitos em suas diferentes fases. Incluem-se aqui estudos acerca de práticas formadoras e de conhecimento (auto)biográfico que articulam corpo, saúde e cuidados de si.

MAIORES INFORMAÇÕES: http://www.ivcipa.fe.usp.br/index.php


Nenhum comentário: